logo marca

A importância da consultoria para as micro e pequenas empresas

Imagem do artigo
Simão Timóteo
18/02/2022

O mundo enfrenta um cenário de extrema incerteza, principalmente, devido à pandemia advinda do Covid-19, no qual é possível verificar a falência de inúmeras empresas, o que fez com que o empreendedor buscasse reinventar o seu modelo de negócios e implantar novas estratégias, valendo-se do suporte de consultorias especializadas, para se manter competitivo no mercado e continuar atendendo às necessidades dos seus clientes.

Entretanto, para sobreviver em meio à concorrência cada vez mais acirrada, o empresário precisa estar em constante aprendizado e desenvolvimento para manter a posição do seu negócio no mercado, garantindo assim um resultado satisfatório.

Analisando esses fatores, a administração das microempresas é prejudicada com as pressões competitivas e procuram técnicas que forneçam informações precisas para auxiliar na tomada de decisão. Segundo o Sebrae (2014), grande parte das micro e pequenas empresas já são constituídas sem planejamento e controle, principalmente pela falta de acesso a informações sobre gestão, marketing, finanças e outras, o que acarreta na falência desses negócios, que segundo pesquisa da instituição, a cada cem (100) empresas criadas no Brasil, aproximadamente vinte e quatro (24) fecham as portas antes de completar dois anos de atividade (SEBRAE, 2016).

Além disso, muitos gestores de pequenos negócios focam as suas atividades única e exclusivamente nos processos de compra e venda, e ainda, constituem-se como um “autoempregado”, tendo que se responsabilizar por diversas áreas na empresa. Farah (1999) ressalta, que para ter um negócio de sucesso, não basta apenas se esforçar para trabalhar muitas horas, e ter habilidade de comprar e vender, como foi há um tempo atrás, atualmente, faz-se necessário combinar conhecimento com novas tecnologias, e não se valer simplesmente do senso comum, o que é prática de muitos empresários. Nesse sentido, uma das grandes dificuldades do pequeno empreendedor, é conseguir investir seu tempo em conhecimento, uma vez que precisa demandar muito esforço para manter o seu negócio em pleno funcionamento.

Sendo assim, a consultoria empresarial se constitui como uma forte aliada no processo de desenvolvimento da microempresa, uma vez que pode apresentar ferramentas e técnicas capazes de aliviar a “carga pesada” que o empresário tem de carregar, por vezes, sozinho, conforme pontuou Block (2001, p. XXII): “A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil a outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BLOCK, Peter.Consultoria: o desafio da liberdade. São Paulo. Makron Books, 2001.

FARAH, Osvaldo E. Empresas criação & administração. São Paulo. Érica, 1999.

SEBRAE. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. São Paulo, 2014. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/Participacao%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas.pdf>. Acesso em: 18 de fevereiro de 2022.

SEBRAE. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Brasília, 2016. Disponível em:<https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-relatorio-2016.pdf> Acesso em: 18 de fevereiro de 2022.

Conheça nossas consultorias

Simão Timóteo

Simão Timóteo

Consultor e Sócio-Fundador da CONNAT Soluções | Administrador | CRA-SE N° 4314-01 | MBA em Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria pela UNIT | Especialista em Gestão Social e Políticas Públicas pela Faculdade Jardins | Conselho Consultivo da Agência de Desenvolvimento do Estado de Sergipe - ADESE | Realizou estudos acerca de Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e Desenvolvimento Local.

Veja todos os posts

Categorias

Leia também

Entre em contato com a CONNAT Soluções

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com o uso de cookies.